Saúde e beleza

Medo de dirigir: psicóloga Denise Pimentel

Psicologa-Denise-Pimentel-Medo-de-dirigir-2

Denise Pimentel é Psicóloga/Psicanalista Clínica- ABPC e especialista em Dificuldades de aprendizagem – UERJ. Trabalha com atendimento clínico de crianças, adolescentes, jovens e adultos em consultório particular e também em clínicas para planos de saúde (RJ). Autora do projeto Quero Foco, voltado para pessoas ansiosas e estressadas com problemas de atenção e foco. No momento está iniciando o trabalho com psicoterapia on-line. Em entrevista ao Bússola Feminina ela fala sobre como enfrentar o medo de dirigir. Confira!

 

Apesar da grande necessidade e vontade de dirigir, para muitas mulheres o ato desperta verdadeiro pavor. Por qual motivo isso ocorre?

A necessidade e a vontade podem não ser  suficientes. Para enfrentar o medo de dirigir, é necessário que o medo seja superado. É natural o ser humano sentir medo, é uma herança dos nossos ancestrais, ele nos prepara para reagir diante de possíveis perigos, porém, o maior problema é quando ele paralisa e resulta em carteira guardada e  carro na garagem por tempo indeterminado.

É interessante saber que, o medo de dirigir ocorre com mais frequência entre as mulheres. Dirigir, sempre foi atividade destinada aos homens, até mesmo quando crianças os carrinhos são mais procurados por eles, mas, o motivo do medo pode ter vários fatores. A causa pode ser por conta de um trauma ou por insegurança.

Existem vários fatores que podem levar um indivíduo a ter medo de dirigir, isso vai depender da história de vida de cada um. Cada indivíduo vive e experimenta o mundo de forma singular, assim, somente com o conhecimento da história pessoal é que se pode realizar uma intervenção psicológica.

 

Existe alguma técnica para superar o medo de dirigir?

Em casos de simples ansiedade, você pode contar com técnicas de relaxamento e outras. No entanto, ao se tratar de fobia, você pode contar com a abordagem da análise psicanalítica para tratar a causa do medo ou outras abordagens da psicologia.

 

Como a psicologia pode ajudar?

Pode ajudar com as intervenções em psicoterapias. Existem abordagens que podem ajudar na superação do medo. Eu trabalho com psicanálise clínica, onde o trabalho é realizado através de associação livre até que o paciente supere o medo.

 

O medo de dirigir pode estar relacionado à personalidade de cada pessoa?

Sim, pode estar relacionado. O medo de dirigir é muito comum em pessoas que tem o perfil de personalidade: exigente, que não admitem errar, perfeccionistas, que se preocupam com o que os outros vão dizer, pessoas ansiosas e que não se concentram no que fazem.

 

A aversão ao volante pode ter relação com a ansiedade?

O medo gera ansiedade e o tipo de ansiedade pode ser normal ou ser aquela prejudicial, ao qual gera descontrole e oferece perigo para quem tenta dirigir e também para os pedestres.

 

Deixe uma mensagem para as mulheres que tiraram sua CNH, mas não conseguem enfrentar o trânsito?

Se o medo for um caso de descontrole, é importante que procure  acompanhamento psicológico com um profissional experiente para que você possa superar o medo e dirigir com segurança. No entanto, se for um caso de simples expectativa, procure um serviço de autoescola especializada para pessoas com medo de dirigir.

O pior que não conseguir é nunca ter tentado. Não seja dominado pelo medo de dirigir! Procure um psicólogo.

 

Contatos:

E-mail:denirtel@gmail.com

Instagram: estresse_e_ansiedade

Psicologa-Denise-Pimentel-Medo-de-dirigir

Você Também Pode Gostar

Sem comentários

Deixe seu comentário