Saúde e beleza

Anticoncepcional: bate-papo com a Ginecologista Glene Rodrigues

Duvidas-Anticoncepcional

Glene Rodrigues é formada em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora há 25 anos, especializada em ginecologia e pós-graduada em educação e terapia sexual. Trabalhou durante 15 anos no centro de referência em sexologia do hospital Pérola Bynghton  onde montou grupos temáticos de terapia sexual. Em um bate-papo com o Bússola Feminina ela tirou algumas dúvidas sobre o uso do anticoncepcional. Confira!

1 – Anticoncepcional pode diminuir a libido da mulher?

Todos os anticoncepcionais podem sim diminuir o desejo sexual em maior ou menor intensidade. Depende do tipo de hormônio e principalmente do psicológico da mulher, ou seja, a forma como ela vivência a própria sexualidade sem culpas, mitos/tabus. O cérebro  é  preponderante a caracóis hormonais se essa mulher estiver num bom relacionamento e sua sexualidade for saudável. O cérebro é preponderante a variações  hormonais. Os anticoncepcionais levam a um aumento do SHBG proteínas transportadoras de hormônios  sexuais no sangue. Então elas se ligam aos hormônios sexuais e impedem a atuação deles podendo levar a uma simulação de desejo sexual leve, moderado ou acentuado.

 

 2 – As celulites podem estar relacionadas ao uso do anticoncepcional?

Existem variações de dosagens hormonais que vão fazer diferença junto à atividade física e alimentação saudável, porém, todas as pílulas são hormônios atuando no seu corpo e que podem levar a uma retenção hídrica e consequente aumento da celulite, que nada mais é que um processo inflamatório pela dificuldade de liberação de toxinas, portanto, fazer a escolha certa junto com o seu ginecologista e manter hábitos saudáveis é
fundamental.

 

3 – Alterações no humor podem ocorrer com o uso do anticoncepcional?

Espera-se menos alteração de humor com o uso de anticoncepcionais já que a dosagem hormonal é  constante na
maioria das  pílulas, porém, algumas que são apenas progesterona têm uma tendência maior a sintomas depressivos e as com alta dosagem de estrogênio mais irritabilidade.

 

4 – Anticoncepcional pode causar trombose?

Os anticoncepcionais combinados: estrogênio e progesterona podem causar trombose por provocarem um aumento na viscosidade sanguínea, daí a importância de verificar o histórico familiar, genética e realizar exames laboratoriais que podem ser feitos pelo sangue ou com a coleta do papanicolau que é o perfil de risco de trombose. Algumas mulheres com risco podem fazer uso de pílulas a base de progesterona somente.

 

5 – É verdadeira a afirmação que depois de alguns anos de uso contínuo de uma versão de anticoncepcional devemos efetuar a troca por outro produto?

Não a troca por outro produto e sim pausas de segurança,  ou seja, deixar o seu ovário funcionar espontaneamente para que ele assuma a produção hormonal do seu corpo favorecendo o seu equilíbrio para uma possível gestação no futuro e manutenção dos hormônios durante essa gestação. Essa pausa deve ser discutida com o seu ginecologista.

 

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Envie para nós nos comentários!

Você Também Pode Gostar

1 Comentário

  • Responder
    Nina
    23 de maio de 2016 at 13:21

    Estou em dúvida sobre o melhor método contraceptivo pra mim. Meus pais não sabem que não sou mais virgem e não posso ir no médico. Vocês podem me dizer qual o melhor método? Tô pensando em usar uma injeção por mês. Tô pesquisando e alguma amigas me falaram dessa aqui http://cyclofemina.com.br/. Ela é boa? Vocês tem algum post falando sobre ela? Obrigada!

  • Deixe seu comentário